quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TAREFA 8



- Apresentação do Projeto Ler e Compartilhar pela Paz no nosso BRASIL

Os Professores também se empolgaram com a festa e a Paz contagiou toda a escola.

Mostra da Região Nordeste com cartazes e caracterizações
Desfile da Região Sudeste, representando São Paulo com a influência da cultura japonesa.

8.1 – Dança -  a equipe poderá fazer uma apresentação de dança, escolhendo os ritmos que deseja executar. 

       O ritmo escolhido foi o samba com a música Aquarela do Brasil na interpretação de Tim Maia. Destaque da coreografia para As Passistas. A Banda do EMEF Mariano Beck participou como se fosse a bateria de uma escola de samba e então a escola inteira sambou como se fosse Carnaval...
       O carnaval carioca é a mistura de diferentes grupos que acabou por forçar uma espécie de diálogo entre eles. Em pouco tempo as influências mútuas se fazem notar através da adoção pelo carnaval popular, das fantasias e da organização características da folia burguesa. As sociedades carnavalescas por sua vez, passaram a incorporar boa parte dos ritmos e sonoridades típicos das brincadeiras populares. O resultado de tudo isso é que as ruas do Rio de Janeiro veriam surgir toda uma variedade de grupos, representando todos os tipos de interinfluências possíveis. É essa multiplicidade de formas carnavalescas, essa liberdade organizacional dos grupos que faria surgir uma identidade própria ao carnaval carioca. Uma identidade forjada nas ruas, entre diálogos e tensões.








O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas (Angola) surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. Apesar de existir em várias partes do país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.


8.2 - Canto - a equipe poderá cantar músicas já existentes, revelando vozes melodiosas ou  apresentar uma nova canção, composta pelos alunos.




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Interpretação da musica Velha Infância dos compositores Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Gênero: MPB


Música Popular Brasileira – MPB

A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical que surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da bossa nova. Teve a influência de outros ritmos, como o rock e o samba, em um cenário de miscigenação de culturais. A MPB, além de ter grande relevância como manifestação estética, apresenta-se como uma forma de preservação da memória coletiva e como um espaço privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.

8.3 – Concerto – a equipe poderá se apresentar destacando a habilidade de tocar instrumentos musicais.

Banda do EMEF Mariano Beck comandado pelo Mestre Feijão






Banda: uma banda marcial é um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais - geralmente algum tipo de marcha - à sua apresentação musical. Esses grupos geralmente utilizam duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão. Sua música geralmente tem um ritmo forte, adequado à marcha. Os instrumentos geralmente divididos entre a musical e a percussão.
§ Musical: trompete, trombone, bombardino, tuba, trompa, sousafone;
§ Instrumentos adicionais - música sopro facultativos: flautim instrumento de embocadura livre, flugelhorn, saxhorn e melofone;
§ Percussão: bumbo, caixa, tarol, prato e surdo ou bombo leguero;
§ Instrumentos adicionais - musical: lira, Xilofone, Metalofone, entre outros;
§ Instrumentos adicionais - percussão: quadritom, quintotom, bateria, meia-lua, entre outros.


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