sábado, 5 de maio de 2012

TAREFA 1

ORIENTAÇÃO DA SMED




CONTEXTUALIZAÇÃO


PARA REALIZAR AS TAREFAS DA GINCANA SOLIDÁRIA 2012, OS PROFESSORES FICARAM RESPONSÁVEIS POR LEVAR A TEMÁTICA PARA DEBATER NAS TURMAS E DEPOIS AS REFLEXÕES FORAM EXPRESSAS EM FORMA DE PAINÉIS, DICIONÁRIOS, GRÁFICOS, TABELAS E FRASES QUE FORAM EXPOSTOS NA ESCOLA.

TAREFA 1.1

     I CICLO: OS ALUNOS PENSARAM COLETIVAMENTE EM QUAL DEGRAU DA ESCADA CADA UM ESTAVA, LEVANDO EM CONTA COMO  RESOLVEM SEUS CONFLITOS:


PROFª MALU - A33
PROFª ELOIZA - A22




   II CICLO:




A TURMA B33 E AS C10 PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE REFLEXÃO SOBRE COMO TÊM SE RELACIONADO NO AMBIENTE ESCOLAR. A MAIORIA DOS ALUNOS CONCLUIU QUE OS RELACIONAMENTOS TINHAM QUE MELHORAR MUITO, QUE NÃO ESTAVAM COMO DEVERIAM ESTAR. USO DE PALAVRÕES, INSULTOS, FALTA DE PACIÊNCIA FORAM ALGUNS DOS PROBLEMAS MENCIONADOS EM RELAÇÃO AO RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS. QUANTO AO RELACIONAMENTO DOS ALUNOS COM PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS FOI MENCIONADO QUE AS CHAMADAS "PALAVRAS MÁGICAS" ERAM POUCO USADAS POR ELES. LEMBRARAM INCLUSIVE QUE MUITAS VEZES NINGUÉM RESPONDIA AO "BOM DIA" DOS PROFESSORES E NINGUÉM DAVA "BOM DIA" E DIZIA "OBRIGADO" AOS FUNCIONÁRIOS. AO MESMO TEMPO, TODOS DISSERAM QUE GOSTAM DE RECEBER UM TRATAMENTO ATENCIOSO E RESPEITOSO.
A SEGUIR, FOI ELABORADO UM CARTAZ COM A PERGUNTA "JÁ USOU PALAVRAS MÁGICAS HOJE"? CADA ALUNO COPIOU ESSA PERGUNTA EM SEU CADERNO E TAMBÉM AS PALAVRAS MÁGICAS ELENCANDAS, NO QUADRO, POR TODOS: BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, COM LICENÇA, POR FAVOR, POR GENTILEZA, MUITO OBRIGADO, BOA AULA, BOA PROVA, BOA SEMANA, BOM FIM DE SEMANA, BOM TRABALHO, BOM DESCANSO, BOA SORTE, NÃO HÁ DE QUÊ, DE NADA, DESCULPE, PERDÃO.
NO FINAL DA AULA, CADA ALUNO INDICOU QUAIS AS PALAVRAS QUE TINHA USADO NAQUELE PERÍODO E, NO QUADRO, FOI COMPUTADO O USO COLETIVO, O SOMATÓRIO, DE CADA TIPO DE EXPRESSÃO GENTIL. MUITAS DAS EXPRESSÕES FICARAM, NO PRIMEIRO DIA, COM ÍNDICE ZERO DE USO.
A CADA DIA, OS ALUNOS FAZEM A CONTAGEM DAQUELE DIA, COMPARANDO-A COM AS ANTERIORES. ASSIM, FORAM CONSTATANDO QUE O USO DESSAS EXPRESSÕES FOI AUMENTANDO. ATRAVÉS DESSA CONTAGEM, FOI  POSSÍVEL CADA ALUNO MONITORAR O QUE AINDA ESTÁ FALTANDO NAS BOAS MANEIRAS E O QUE ESTÁ EVOLUINDO POSITIVAMENTE.
CABE MENCIONAR QUE, COMO COMPONENTE LÚDICO PARA ESTIMULAR ESSA CONTAGEM, O CARTAZ INICIAL TROUXE A FIGURA DE UMA CARTOLA MÁGICA, DA QUAL ESTÁ SAINDO UM COELHO, VISTO QUE SE TRATAM DE PALAVRAS "MÁGICAS", QUE MUDAM TUDO. OS ALUNOS COLARAM MINIATURAS DESSA FIGURA NO CADERNO E, NOS DIAS SUBSEQUENTES, DESENHARAM A FIGURA. AO VEREM QUE A EVOLUÇÃO ESTAVA BEM POSITIVA, PODIAM FAZER O COELHO SORRIR MAIS OU FAZER SINAL DE VITÓRIA. SE, EM ALGUM DIA, A EVOLUÇÃO NÃO É SIGNIFICATIVA, O COELHO PODE SER DESENHADO COM EXPRESSÃO TRISTE.

































III CICLO: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS, TURMAS DA PROFª MIRIAM.




C10 DEBATENDO O USO DAS BOAS MANEIRAS
C10 DEBATENDO O USO DAS BOAS MANEIRAS





GRÁFICO C10



TAREFA 1.2: CLIQUE NAS CAPAS PARA CONHECER O TRABALHO

         I CICLO:


PROFª FERNANDA  A11 - CLIQUE NA CAPA


PROFª VERA FILOMENA- A21: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO - CLIQUE AQUI


PROFª ELOIZA- A22 - CLIQUE NA CAPA

     II CICLO:


PROFª LISETE- B21 - CLIQUE NA CAPA


PROFª LABRIZA- B21- VERSÃO EM ESPANHOL- CLIQUE AQUI


PROFª MARIZETE- B23 - CLIQUE NA CAPA


   III CICLO:

NO III CICLO, A PROFª DE PORTUGUÊS, MIRIAM GUSMÃO, JUNTAMENTE COM A PROFª MAGALI DIAS DE SOUZA (SIR) E COM O APOIO DA PROFª LOIVA CARDOSO (INGLÊS), FICARAM RESPONSÁVEIS PELO DICIONÁRIO. ALÉM DAS PALAVRAS, TEM IMAGENS REPRESENTANDO OS 82 VERBETES, A DESCRIÇÃO  ORAL  DAS FIGURAS E LEITURA DOS MESMOS, AMPLIANDO O ACESSO DE TODOS, TENDO EM VISTA  A INCLUSÃO. 
PARA ELABORAR O DICIONÁRIO, OS ALUNOS REUNIRAM-SE EM GRUPOS, USARAM DICIONÁRIO CONVENCIONAL E ELEGERAM VERBETES, ALÉM DE ESCOLHEREM E RESUMIREM O QUE DIZER SOBRE CADA PALAVRA OU EXPRESSÃO ELENCADA. CADA GRUPO ENTREGOU A SUA CONTRIBUIÇÃO.
                                                                          
PROFª MIRIAM, MAGALI E LOIVA: VERSÃO NARRADA - CLIQUE AQUI
        
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR SOMENTE AS IMAGENS





Nenhum comentário:

Postar um comentário